Como perder peso rapidamente e bem?

Perder peso rapidamente à medida que o verão se aproxima, muitos sonham com isso. Essa é a promessa mantida pelas dietas de baixa caloria e alta proteína. Sujeitas a muitas controvérsias, essas abordagens rápidas à dieta não podem ser improvisadas.

Dietas ricas em proteínas

O princípio é simples: um suprimento quase exclusivo de proteínas preenche a fome e ignora a perda de massa muscular. A perda de peso é rápida e eficaz. Os alimentos são limitados a carnes magras (aves) ou proteína em pó. Este tipo de dieta é totalmente desequilibrado: apenas 500 quilocalorias são absorvidas por dia contra 1800 a 2500 quilocalorias normalmente. Aqui, a combinação de atividade física intensa seria complicada ou até perigosa, pois a ingestão de açúcares lentos é inexistente. Para preencher as deficiências de vitaminas , fibrase minerais, é essencial suplementar essas dietas com vegetais, frutas e vegetais crus. Além disso, é necessário beber uma abundância de água, pelo menos dois litros por dia, porque o excesso de proteína é prejudicial aos rins. Dietas muito ricas em calorias e em proteínas permitem uma rápida e significativa perda de peso, mas devem ser curtas. O efeito ioiô é quase sistemático: os quilos geralmente retornam rapidamente.

Dietas com baixas calorias

Há uma infinidade de dietas de muito baixa caloria. Nesse tipo de dieta, geralmente alvejamos um número de calorias por dia muito abaixo da ingestão média usual. As durações são muito curtas, apenas uma a duas semanas. As refeições, muito racionadas, listam alimentos sem açúcar ou gordura. Geralmente, há muita água, carne magra e ovos em quantidades razoáveis, legumes, algumas frutas, uma pitada de produtos lácteos e muito pouco amido.. Novamente, a perda de peso é draconiana e rápida, mas a fadiga é sentida rapidamente. A baixa ingestão de açúcares lentos, como pão, macarrão, arroz ou batata, traz pouca energia e é necessária muita força de vontade para não quebrar. É aconselhável evitar certas dietas de muito baixa caloria, que reduzem consideravelmente a ingestão de proteínas. A perda de peso será, acima de tudo, uma perda de músculo, porque nosso corpo utiliza todas as suas reservas!

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Evite o efeito ioiô

Após uma rápida perda de peso, é muito difícil não recuperá-la. A perda de massa gorda durante essas dietas é acompanhada por perda muscular e perda de água. É fisiológico, o corpo tem sua memória: comendo novamente em quantidade normal, você ganha peso. Para evitar ou reduzir esse fenômeno, você sempre deve planejar uma fase de estabilização após a fase de perda de peso. É simplesmente uma questão de se reeducar para comer uma dieta saudável, retomando gradualmente as refeições normais. Por exemplo, podemos chegar o mais perto possível da famosa dieta mediterrânea ou mesmo da dieta DASH.

Perder peso rapidamente: é perigoso?

Os métodos de rápida perda de peso são todos altamente controversos. Em qualquer caso, seria prejudicial encadear as rápidas perdas de peso ou prolongá-las. Numerosos testemunhos mostram que dietas draconianas e seus efeitos ioiô levam a um peso final maior do que era no início. Portanto, é melhor pensar a longo prazo, respeitando o seu corpo. Uma perda máxima de um quilo por semana permite recuperar uma dieta saudável. Se você optar por experimentar esses métodos draconianos de dieta , é altamente recomendável o acompanhamento de um nutricionista ou nutricionista . Idade avançada, gravidez, diabetes, doenças metabólicas, patologias cardíacas, insuficiência renal, insuficiência hepática, bulimia ou anorexia contraindicam essas dietas.

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