7 termos que você precisa saber para se atualizar!

O dia 2 de março de 2016 faz 20 anos que a banda Mamonas Assassinas nos deixou em um acidente trágico, de lá pra cá muita coisa aconteceu, muitas mudanças, inclusive na forma de pensar e consumir. Fico pensando se eles não tivessem morrido se fariam sucesso hoje em dia, Não sei se consigo imaginar hoje em dia eles criando músicas com frases tipo "Toda vez que eu lembro de você/ Me dá vontade de bater, te espancar/ Oh meu amor”  da música: "Lá Vem o Alemão”, ou a própria música Vira-Vira, onde na época crianças de 7 anos cantavam em festinhas de aniversário “me passaram a mão na bunda e ainda não comi ninguém” (juro que vi essa cena) e todos achavam graça.

Há vinte anos atrás o marketing digital estava nascendo, só para te posicionar, o navegador mais usado na época era o Netscape Navigator, o mecanismo de busca era o Altavista e aqui existia o "Cadê?" , a Amazon estava inaugurando o seu comércio eletrônico. As pessoas passavam incríveis 30 minutos por mês, isso mesmo por mês,  navegando na internet, lembre-se que era uma conexão discada. Nos celulares então, só existiam pouquíssimos modelos, os Tijolões da Nokia 9000, sem sms!

Bom, de lá pra cá muita coisa aconteceu na rede, teve a crise da internet onde muitas empresas faliram acreditando que tudo seria feito online, o que demorou para acontecer, mas agora está se tornando realidade devido aos Smartphones.

Para quem não sabe, o Wikipédia diz que: - Marketing digital são ações de comunicação que as empresas podem se utilizar por meio da Internet, da telefonia celular e outros meios digitais para divulgar e comercializar seus produtos, conquistar novos clientes e melhorar a sua rede de relacionamentos.

"Marketing digital são ações de comunicação que as empresas podem se utilizar por meio da Internet, da telefonia celular e outros meios digitais"

Se você está lendo esse texto é uma pessoa antenada mas para você entender um pouco mais que o mundo mudou muito na forma de fazer divulgação e conseguir clientes, leia esse pequeno glossário com os 7 Termos que você precisa saber para se atualizar.

  1. Site Responsivo - São sites desenvolvidos de uma forma que se adaptam a qualquer formato de visualização, seja ele um browser de um notebook, computador pessoal, um tablet ou um smartphone, ou seja não importa se o visor é grande ou pequeno o site deve ser visto sem ter que ampliar para poder ler e ver seu conteúdo. Isso faz com que o site entre nos padrões adotados pelo GOOGLE e seja encontrado no mecanismo de busca.
  2. SEO - Search Engine Optimization ou otimização para motores de busca,  que nada mais é que optimizar o HTML do seu site para que ele seja indexado corretamente nos mecanismos de busca do GOOGLE e com isso ele ser encontrado por alguém que procura o que você oferece sem ter que pagar para o Google para isso.
  3. Google AnalyticsUma ferramenta poderosa e gratuita para analisar e criar relatórios de todas as pessoas que entram no seu site, mostrando desde como elas chegaram até você até onde clicaram dentro do seu site, mas para isso é preciso ter um cadastro no google e colocar uma linha de códigos dentro do HTML do seu site. Não pense que este serviço resolve os problemas de um site automaticamente sem um programador por trás, ele apenas demonstra as informações para que eles sejam corrigidos.
  4. Google Adwords -  É o serviço de publicidade paga do Google, onde através do seu mecanismo de busca, com palavras chaves e segmentação correta os anúncios aparecem nas respostas da pesquisa, sempre na parte superior e nas laterais com destaque. O serviço usa o sistema de publicidade por Custo por Clique (CPC), (CPM) que consiste em anúncios em forma de links encontrados ou (CPA) Custo por Aquisição onde o anunciante pagará para a plataforma de anúncio apenas quando o objetivo da campanha for alcançado.
  5. Inbond Marketing -  Também conhecida como Marketing de conteúdo ou Marketing de atração, o inbound marketing se diferencia dos métodos tradicionais para conseguir atrair a atenção de potenciais clientes pois consiste em focar em melhorar seu negócio e não correr atrás de clientes. No mercado é comum se dizer que o Inbound Marketing não compra a atenção dos clientes, com anúncios ou propaganda pois a empresa gera conteúdo altamente relevante para que o consumidor por sua vez procure tal conteúdo e acabe por encontrar a empresa.
  6. Email Marketing - Ok, esse termo você deve conhecer e até ter apagado vários emails antes de ler esse texto, o que você não sabe é que o email Marketing evoluiu a tal ponto que ele é totalmente segmentado trazendo ótimos resultados, ou seja, se você está recebendo emails que não pediu ou não gosta é SPAM sim! Agora tenho certeza que alguns emails Marketing você mantém e até gosta de ser atualizado.
  7. Mídias Socias - Se engana você achar que mídias socias se resume apenas ao Facebook, As midias sociais são espaços de interação entre usuários como: blogs, microblogs (Twitter), redes sociais (Facebook, linkedin), fóruns, e-groups, instant messengers, wikis, sites de compartilhamento de conteúdo multimidia (YouTube, Flickr,SlideShare, Vimeo). Cada uma tem uma forma de segmentar o público alvo e se bem aplicada atingir ótimos resultados.

Gostou? Agora cante bem alto comigo: Mina, seus cabelo é daora…

BE/ON

Sou otimista, me formei em Design pela FAAP no início dos anos 90, fiz MBA em Branding, adoro novas tecnologias, geek, rock in roll e não dispenso uma cachaça!

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