Procurando Nemo

Tenho filhos na faixa de 9 anos de idade e há uns 7 anos atrás comprei o DVD de animação da Pixar – Procurando Nemo – Ok, tive  que assistir centenas e centenas de vezes, decorei falas e sei até detalhes do fundo do mar. Quem nunca passou por isso, quando tiver filho passará, só que agora com a Galinha Pintadinha.

Na animação um peixe-palhaço chamado Marlin, parte em busca incansável pelo seu filho em pleno mar aberto, que foi capturado por mergulhadores, a aventura fica ainda mais emocionante depois que ele encontra uma companheira que tem memória curta chamada Dory.

Imagine agora que Nemo é um cliente que você deseja, ele está muito distante, num aquário em Sidney talvez, como achá-lo?

Primeiro, não desista, não existe um caminho fácil ou uma fórmula milagrosa para ele aparecer, muitos obstáculos aparecerão, você terá que ser persistente em busca desse cliente, mas seguindo o caminho certo, você vai achá-lo. Hoje em dia faça como a Dory e esqueça as técnicas mais antigas e tradicionais de captação de clientes como: ligação de prospecção, email em massa, eventos, feiras, folders, flyers e mídia offline, essas  atualmente vem se tornado cada vez mais obsoletas e ineficazes, além de serem caras e com baixa taxa de retorno e conversão.

“não desista, não existe um caminho fácil ou uma fórmula milagrosa para ele aparecer, muitos obstáculos aparecerão, você terá que ser persistente em busca desse cliente”

Veja abaixo  5 dicas importantes para você achar Nemo (cliente):

1- Conheça bem o seu cliente – Se inspire no Marlin, como um pai super protetor, se você não conhece os hábitos, os interesses e principalmente as dores, medos e objeções de quem você está buscando atingir você não vai achá-lo, ou seja,  se você não fala “Baleiês”, deixe com a Dory ou esqueça a chance de ter sucesso com a sua mensagem pois vivemos a era da segmentação e qualquer mensagem sem segmentação, passa completamente despercebida.

2- Se adapte – Marlin teve que se arriscar e se adaptar para poder percorrer o mar aberto, ajuste seu portfólio para gerar maior valor para o tipo de cliente que você quer atender – Tenha certeza que seus produtos e serviços são a solução para o seu cliente e faça de um jeito que eles tenham certeza disso!  Não tente ter solução para qualquer pessoa, qualquer cliente em qualquer lugar do país. Marlin procura NEMO, sabe como ele é e sabe onde ele está.

3- Mídia segmentada – Marlin já está em mar aberto, procurando Nemo, enfrentando Tubarões, predadores nas profundezas, águas vivas, portanto, está na hora do boca a boca, e como fazer isso hoje em dia utilizando as mídias segmentadas, o que não deixa de ser uma tarefa simples. Utilize ferramentas como Google Adwords, Facebook ads e Linkedin Ads, que permitem anúncios segmentados por interesse, pesquisas, hábitos de navegação, geolocalização, idade, empresas que trabalham, cargo e muitas outras segmentações que se enquadram ao perfil exato do seu cliente.

4- Site responsivo, amigável, inteligente e funcional: Bom não basta fazer tudo isso e não ter um site que vai receber os cliques vindos da sua publicidade web ou redes sociais, veja, não é apenas site com visual bonito, mas também é adaptado a dispositivos móveis, em que o conteúdo tem a ver com o anúncio divulgado e ajudará o potencial cliente a dar o próximo passo automaticamente, podendo ser: acessar um cupom de desconto, agendar uma visita, solicitar orçamento, assinar uma newsletter  ou até fechar um negócio.

5- Marketing de conteúdo – Faça um teste agora e olhe sua caixa de spam e a lixeira da sua caixa de email, veja que os emails que você apagou hoje e ontem, tem uma características em comum, ou são propagandas ou são de conteúdos que não te interessam, ou seja, só ficaram na sua caixa de entrada as mensagens que têm utilidade para você e que estão adequadas ao seu perfil. Porque com seu cliente seria diferente? Pense e construa conteúdos ricos, que informem e orientem o seu cliente sobre a suas soluções, para que ele reconheça a sua empresa como uma fonte relevante de informações. Afinal, sem isso a chance do seu email ser pescado entre os outros 5.000 emails que ele recebe diariamente é pura sorte!

A princípio isso já pode te ajudar a encontrar o Nemo (seu cliente) e você ter um final feliz junto a recife de Coral. Assista novamente o filme e aprenda com o Marlin a não desistir dos seus objetivos!

BE/ON

Sou otimista, me formei em Design pela FAAP no início dos anos 90, fiz MBA em Branding, adoro novas tecnologias, geek, rock in roll e não dispenso uma cachaça!

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