Geração Copy-Cola

Para quem conviveu os turbulentos anos 80 e ouviu muito Legião Urbana vai entender o que estou dizendo, acredito que atualmente estamos testemunhando uma nova era, a geração Copy-Cola ou (ctrl_c+ctrl_v) onde é muito mais fácil e prático copiar do que criar.

Quase tudo se copia, tanto no design, como em textos, com o seguinte raciocínio, basta achar o que estou querendo ou criando dando uma “googada” tendo em vista que se estiver na 2ª ou 3ª página do google, pronto, nunca ninguém vai achar, são tantas informações, blogs e sites que jamais descobrirão, agora chegou minha vez, vou cuspir de volta o lixo em cima de vocês…sou um gênio (risadinha malévola..uuuaahahahaha)  e minha criação, texto ou tese será um sucesso! Será mesmo??

Em se tratando de logo isso é bem mais complicado, mas existem profissionais que preferem a lei do menor esforço e com isso podem estar usando o copy-cola para desenvolver o seu projeto ou logo.

Vou dar algumas dicas para seu logo ser desenvolvido de maneira correta fugindo ao máximo dos “enlatados que nos foram empurrado”, ou melhor dizendo de sites principalmente gringos que prometem logos gratuitos ou profissionais que copiam imagens e ilustrações de sites gratuitos .

Para começar procure um profissional ou empresa que desenvolva projetos de Branding e Design autoral. Procurar um “sobrinho” para fazer um “loguinho” e não dar chance para aqueles que “depois de 20 anos na escola” aprenderam alguma coisa, “não é assim que tem que ser”.

Bom, você procurou um profissional autônomo para fazer o logo do seu novo negócio, analise o que ele já desenvolveu e peça para que ele te envie um briefing ou questionário para você descrever o que é o seu novo negócio,  qual a impressão que você quer passar ao ser visto e qual o seu público alvo. Se ele já vier com um super desenho, 3d, cheio de cores (e as vezes realmente bonito) mesmo antes de saber do que se trata, tome muito cuidado.

Imagine você chegar num consultório médico e o Doutor nem te examinar e já te passar o remédio que você precisa tomar porque ele é muito bom! Muito bom para que? Gastrite, Hemorróidas? Com o design é a mesma coisa, o logo pode ser bonito, mas qual a função dele e pra que ele vai servir, fique atento!

Como tudo se copia, faça o seguinte, vá no google escreva no campo de busca o tema do seu projeto exemplo – logo brigadeiro  – e clique em imagens, vão aparecer muitos logos com o mesmo tema, note que existe uma variação muito sutil entre eles e a partir da segunda página de pesquisa em diante você vai achar que são os mesmos, um ou outro vão se destacar ou pelo nome ou pela criatividade, use essas referências como exemplos de estilo e não como cópia fiel, seu logo deve ser protagonista e não um figurante.

Vá no site freepik de  ilustrações gratuitas e veja se o seu logo não foi copiado de lá, muitos “sobrinhos” adoram esse site!

Nunca confie em sites e programas que desenvolvem logos gratuitos   eles são templates já pré-estabelecidos com cliparts de uso comum, ou seja, se você não é um profissional da área pode criar um logo igual a muitos outros que já existem com isso você vai ficar associado a outra empresa ,viu como não é difícil aprender,
todas as manhas desse jogo sujo?

Um  bom logo deve ser:

  • Adequado
  • Atemporal
  • Versátil
  • Simples
  • Memorável

Essas dicas do site da EXAME também podem te ajudar

6 dicas para criar um bom logo

e lembre-se, até eu usei o Copy-Cola porque..

Somos os filhos da revolução
Somos burgueses sem religião
Somos o futuro da nação
Geração Copy-Cola

Geração Copy-Cola

Geração Copy-Colaaaaaaaaaaaaa (cantando e balançando a cabeça na frente do computador)

BE/ON

Sou otimista, me formei em Design pela FAAP no início dos anos 90, fiz MBA em Branding, adoro novas tecnologias, geek, rock in roll e não dispenso uma cachaça!

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